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FÓRUM DOS PROFESSORES DE GEOTECNIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA
DIAGNÓSTICO DO ENSINO DA GEOTECNIA EM SANTA CATARINA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO FINAL DE LICENÇA SABÁTICA
A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM REVISTA:
"DIAGNÓSTICO DO ENSINO DA GEOTECNIA EM SANTA CATARINA"
RONALDO DA SILVA FERREIRA (*)
OUTUBRO - 1997
FONE (048) 231 - 9418 FAX (048) 231- 9770 E-MAIL <ecv1rsf@ecv.ufsc.br>
SUMÁRIO
I. O DIAGNÓSTICO COMO FERRAMENTA
II. DADOS COLETADOS II.1 Projeto Aprovado II.2 Plano de Trabalho II.3 Metodologia de Coleta de Dados II.3.A Informações e Dados sobre as Políticas Institucionais II.3.B Informações e Dados sobre a Atividade-fim II.4 Aprovação do Plano de Trabalho II.5 Desenvolvimento do Plano de Trabalho II.6 Análise da Metodologia Utilizada
III. ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS III.1 Análise dos Dados Institucionais III.2 Análise dos Dados da Atividade-fim III.3 Crítica aos Dados Coletados
IV. DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO DO ENSINO DA GEOTECNIA IV.1 Ensino-Padrão em Geotecnia IV.2 Diagnóstico do Ensino da Geotecnia IV.2.1 Responsabilidades da Instituição IV.2.2 Responsabilidades dos professores e dos funcionários IV.2.3 Responsabilidades dos Estudantes IV.3 Avaliação do Ensino da Geotecnia IV.3.1 Pontos Fortes IV.3.2 Pontos Fracos
V. RECOMENDAÇÕES E CONCLUSÕES
BIBLIOGRAFIA
PREÂMBULO
1. O que é Geotecnia? Etmologicamente, GEO - crosta terrestre (solos e rochas) e TECNIA - técnica (Engenharia). Geotecnia é, portanto, a ciência que estuda os solos e as rochas para fins de Engenharia. O conhecimento básico da Geotecnia está inserido nos conteúdos da Mecânica dos Solos, da Mecânica das Rochas, e da Geologia de Engenharia. O conhecimento aplicado da Geotecnia envolve as aplicações práticas profissionais na Engenharia de Fundações, na Engenharia de Túneis, na Engenharia de Barragens, na Engenharia de Pavimentação, e na Geotecnia Ambiental.
2. Quais as áreas profissionais que requerem o conhecimento da Geotecnia? De uma maneira geral, somente as profissões que possuem habilitação para usar a crosta terrestre para fins de Engenharia, precisam em maior ou menor escala, dos conhecimentos geotécnicos. As áreas de Engenharia e Arquitetura são as mais evidentes. A Resolução CREA No. 218 de 29 / 06 / 73 discrimina as atividades das diferentes modalidades profissionais de Engenharia e Arquitetura. Destas, apenas o Arquiteto ou Engenheiro Arquiteto, o Engenheiro Civil ou Engenheiro de Fortificações e Construção, o Engenheiro Geólogo ou Geólogo, o Engenheiro de Minas, o Engenheiro Sanitarista, o Engenheiro Agrimensor, o Engenheiro de Produção Civil, o Engenheiro de Operação, e o Tecnólogo ou Técnico de Nível Médio no âmbito das respectivas modalidades profissionais citadas, fazem uso dos conhecimentos da Geotecnia, durante a sua formação.
3. Quais as Universidades sediadas no Estado de Santa Catarina que fazem uso do Ensino da Geotecnia? Ao todo, sete Universidades já estão usando, ou estarão usando dentro em breve o conhecimento geotécnico na formação de seus profissionais, na área da Engenharia e Arquitetura. Em ordem alfabética das siglas, são elas:
4. Do que trata o presente Relatório? O número de cursos de formação superior que fazem uso do Ensino da Geotecnia praticamente dobrou desde o início desta década (em apenas sete anos). Por outro lado, o número de professores com pós-graduação stricto-sensu na área geotécnica, mestrado ou doutorado, manteve-se praticamente constante neste mesmo período, ou seja, não se formaram novos mestres e apenas concluíram o doutorado alguns mestres que já atuavam no final da década de 80. Este descompasso pode colocar em risco a qualidade do Ensino. Este relatório tem como objetivo principal apresentar o Diagnóstico do Ensino da Geotecnia no Estado de Santa Catarina. Este diagnóstico está embasado em um completo levantamento de dados realizado durante seis meses (fevereiro a julho deste ano) em seis das sete Universidades anteriormente mencionadas. Apenas a UNOESC não foi visitada, já que seu curso de Engenharia Civil iniciou as atividades somente no mês de agosto passado.
5. Como está organizado este Relatório? Inicialmente são tecidas considerações sobre a ferramenta Diagnóstico. Discute-se nesta primeira parte alguns aspectos filosóficos desta ferramenta, mostrando que a sua existência, por si só, não implica necessariamente na melhoria da qualidade da Educação Superior. O diagnóstico tem a capacidade de apresentar a situação real e atual do objeto em questão - neste caso o Ensino da Geotecnia. Somente a implementação das ações a partir do diagnóstico possibilitaria no futuro a melhoria da qualidade. Na segunda parte são apresentados os dados coletados nas Instituições. Estes dados estão agrupados em cinco Relatórios Parciais. Apenas para a UFSC não foi feito um relatório específico, já que o autor deste trabalho já possui estes dados acumulados nos mais de 20 anos de atividades nesta instituição. Com base na experiência adquirida durante a coleta de dados é também apresentada uma metodologia de coleta de dados e informações que poderá ser empregada em outros estudos futuros, com este mesmo enfoque. Na terceira parte deste relatório é apresentada uma análise dos dados coletados. A seguir, na quarta parte, é apresentado o diagnóstico propriamente dito, que é o objetivo principal deste estudo. Este diagnóstico está totalmente embasado nos dados e informações das Universidades. Com base neste diagnóstico é feita a avaliação do Ensino da Geotecnia em Santa Catarina. Na quinta e última parte do relatório estão apresentadas as conclusões e recomendações que são fruto do trabalho realizado. Com o intuito de preservar as particularidades de cada uma das instituições que fizeram parte deste trabalho, não serão tornados públicos os dados levantados. Este levantamento existe, porém pertence às Universidades. Somente com a autorização delas estes dados poderão ser divulgados. Pretende-se assim manter o compromisso de sigilo absoluto feito com as Instituições na ocasião da aceitação em participar deste trabalho. |