ORIENTAÇÕES PARA O USO DO PROGRAMA SHAFT (*)

Tradução feita por Ronaldo da Silva Ferreira

(Professor de Fundações da UFSC)

Para usar o programa SHAFT, faça o download e instale o programa seguindo as respectivas orientações. A seguir digite SHAFT no prompt do DOS. Uma tela introdutória aparecerá, seguida de uma planilha de cálculo. Siga então o seguinte procedimento:

    1. Selecionar as unidades de medida pressionando ALT-U (U de units): SI - Sistema Internacional; ENGLISH - Sistema Inglês. Caso não seja feita seleção o Sistema Inglês prevalece.
    2. Escolher se deseja calcular também a carga de ponta pressionando ALT-E e selecionando do menu. Caso não seja feita seleção o cálculo será feito.
    3. Usar as teclas de seta (cima, baixo, direita, esquerda) para mover o cursor na tela, e digite o título, geometria do tubulão; fator de redução devido a uma possível subpressão (fator R na Equação 11.6 - Coduto D.P.1994 - pag. 317); e as propriedades do solo. Todos os campos com XXXXX devem ser substituídos pelos dados apropriados.
    4. Manter pressionada a tecla de seta para baixo até que a parte inferior da planilha eletrônica apareça na tela do monitor. Observar que o programa dividiu o subsolo em muitas pequenas camadas. Mover o cursor para a coluna "Tipo de Solo" na primeira camada. Pressionar ALT-S, selecionar o tipo de solo do menu, e pressionar ENTER.
    5. Deixar o cursor nesta posição e copiar o tipo de solo para as camadas inferiores pressionando ALT-M (M de menu) e selecionando COPY no menu. Este procedimento copiará o tipo de solo para toda esta coluna da planilha. Se o tipo de solo mudar com a profundidade, mover o cursor para a primeira camada com o novo tipo de solo, pressionar ALT-S, selecionar o tipo de solo do menu, e pressionar ENTER., e então usar o comando COPY como anteriormente. É portanto possível entrar com qualquer distribuição de tipo de solo com a profundidade. A planilha estende-se até a profundidade de 100 ft ou 33,3 m.
    6. Mover o cursor para a coluna "Peso Específico" na primeira camada e digitar o peso específico g desta camada. Usar o comando COPY para criar a desejada distribuição de peso específico com a profundidade.
    7. Usar o mesmo procedimento para preencher a coluna "Resistência do Solo". Observar que o adequado parâmetro de resistência depende da classificação do solo.

 

(*) Este documento deverá ser usado em conjunto com os seguintes documentos:

 

BIBLIOGRAFIA

CODUTO, D.P. FOUNDATION DESIGN - PRINCIPLES AND PRACTICES, Prentice Hall, pp796. 1994.