ORIENTAÇÕES PARA O USO DO PROGRAMA FTGSETT

 

Tradução e Adaptação feita por Ronaldo da Silva Ferreira

(Professor de Fundações da UFSC)

 

Para usar o programa FTGSETT, instale o software de acordo com o documento "Orientação para instalação do programa FTGSETT" e digite FTGSETT no prompt DOS. Uma tela introdutória aparecerá, seguida de uma planilha de cálculo. Siga então o seguinte procedimento:

 

    1. Escolher a forma geométrica da sapata pressionando ALT-S (S de shape - forma): SQUARE - quadrada; RECTANGULAR - retangular; CONTINUOUS - corrida; CIRCULAR - circular. Caso não seja feita seleção a forma quadrada prevalece.
    2. Escolher as unidades de medida pressionando ALT-U (U de units - unidades): SI - Sistema Internacional; ENGLISH - Sistema Inglês. Caso não seja feita seleção o Sistema Inglês prevalece.
    3. Escolher o método de cálculo do acréscimo de pressão Dsv’(Boussinesq ou Simplificado) pressionando ALT-D. Caso não seja feita seleção o método de Boussinesq prevalece.
    4. Usar as teclas de seta (cima, baixo, direita, esquerda) para mover o cursor na tela, e digitar o título, geometria da sapata; e as propriedades do solo. Todos os campos com XXXXX devem ser substituídos pelos dados apropriados.
    5. Mantenha pressionada a seta para baixo até que a parte inferior da planilha eletrônica apareça na tela do monitor. Observar que o computador dividiu o subsolo em várias fatias muito finas. As profundidades nas duas primeiras colunas da planilha são medidas a partir da superfície do terreno. Mover o cursor para a primeira camada e entrar com o peso específico g e pressionar a tecla Enter.
    6. Deixar o cursor no peso específico da primeira camada e copiar para as camadas inferiores pressionando ALT-M (M de menu) e selecionando COPY no menu. Este procedimento copiará o peso específico para toda esta coluna da planilha. Se o peso específico mudar com a profundidade, mover o cursor para a primeira camada com o novo peso específico, digitar o valor, e então usar o comando COPY como anteriormente. É portanto possível entrar com qualquer distribuição do peso específico com a profundidade.
    7. Mover o cursor para a primeira camada e entrar com a compressibilidade, C (Cc - Índice de compressão ou de compressibilidade - coeficiente angular da reta virgem no ensaio de adensamento). Usar o comando COPY para criar a desejada distribuição de compressibilidade com a profundidade.
    8. Revisar a saída usando as teclas de seta ou a tecla Home. Os valores calculados das distorções, adensamento, e recalques totais estão mostrados na parte superior direita da planilha eletrônica.
    9. Para imprimir os resultados pressionar ALT-M para acessar o menu de impressão e selecione: PRINT - para imprimir a planilha eletrônica em papel; PRINT TO DISK - para imprimir como um arquivo em disquete (será pedido o nome do arquivo - nenhum arquivo neste disquete poderá ter este nome, caso contrário o programa não imprimirá).
    10. Para apagar os dados digitados pelo usuário, pressionar ALT-M e selecionar o comando REFRESH no menu.
    11. Para sair do programa selecionar QUIT no menu.

 

BIBLIOGRAFIA

 

CODUTO, D.P. FOUNDATION DESIGN - PRINCIPLES AND PRACTICES, Prentice Hall, pp796. 1994.